quarta-feira, 1 de julho de 2009

Meio ambiente x Direitos humanos

01-07-09

Dentre os fatores de sucesso para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o que pode ser plenamente entendido como sinônimo de cidadania ou simplesmente direitos humanos, está o processo de educação ambiental.
Segundo os maiores especialistas, a educação ambiental ensina regras claras para as relações do homem com o meio ambiente e com a natureza. Essas regras são de vital importância, pois, mesmo sendo o homem um elemento da própria natureza, ele é um agressor em potencial.
A preservação dos elementos bióticos e abióticos dos ecossistemas, além dos recursos naturais, é indispensável para o equilíbrio do homem com a natureza, pois sem esses elementos é impossível a sobrevivência humana.Nesse sentido, a educação ambiental deve começar nas escolas.As crianças no processo de aprendizagem e formação escolar podem muito cedo aprender a preservar e a entender a importância dos recursos naturais para nossa vida. Governos têm implantado suas políticas de educação ambiental, seguindo a diretiva maior, que é a Política Nacional de Educação Ambiental, mas ainda temos poucos exemplos práticos de sucesso.
Os centros urbanos têm sofrido muito com o aumento populacional, fato esse que está diretamente relacionado com o desequilíbrio ambiental em nossas metrópoles. A cada ano as reservas de alimento precisam ser garantidas, fazendo com que a pressão do homem sobre a terra aumente cada vez mais, objetivando sua expansão para a agricultura.Mais gente consumindo, mais lixo sendo gerado, e assim por diante. A educação ambiental é de vital importância para o aprendizado desse equilíbrio.Além do preocupante crescimento das populações, é preocupante como o homem administra mal os recursos naturais e a biodiversidade. Desmatamentos, queimadas e poluição das águas com despejos industrias e domésticos são alguns exemplos da má utilização dos recursos naturais, o homem polui a própria água que ele utilizará.Nossa espécie não sabe preservar;ela mesma desequilibra e não pensa no amanhã, nas gerações futuras que ainda utilizarão esses recursos. Dessa forma, podemos afirmar que os direitos do homem com relação ao meio ambiente, ele mesmo não os preserva adequadamente, o que pode gerar um antagonismo quando o mesmo homem requer cidadania.
Os mecanismos de atuação ambiental dos governos podem ajudar nesse processo de educação ambiental.Instrumento como conselhos municipais de defesa do meio ambiente, fiscalização por parte dos órgãos do Sisnama (como as secretárias municipais do meio ambiente) são importantes nesse processo. Sem educação ambiental sustentável, corre-se um grande risco.
A qualidade de vida do homem depende da qualidade e estabilidade do ambiente onde ele vive, trabalha e retém o seu sustento. Ar e água poluídos, alimentos contaminados por agrotóxicos e outros tipos de poluição urbana e industrial afetam drasticamente a qualidade de vida do homem. Pode-se concluir que, para se manter a qualidade de vida e até mesmo a vida sob a terra, as sociedades humanas devem mudar radicalmente sua postura e suas ações em relação ao meio ambiente.Esse fenômeno somente será possível através da educação ambiental, não só de crianças, mas também de adultos, da população e dos trabalhadores em geral.A educação ambiental é um processo de conscientização. As pessoas precisam aprender a mudar seu relacionamento com o meio ambiente.
Nossa esperança é que, através da educação ambiental, possamos atingir esse grau de conscientização e equilíbrio em prol da preservação do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e principalmente da qualidade de vida das pessoas.Onde há qualidade de vida há cidadania e direitos humanos assegurados.

Professora DULCE

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