terça-feira, 9 de junho de 2009

Lula é cotado para a presidência do Banco Mundial, diz revista

da Folha Online
Representantes do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sondaram pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para saber como ele reagiria a um convite para ser o novo presidente do Banco Mundial, segundo informações da última edição da revista "Exame".
De acordo com a revista, a resposta para o questionamento é que Lula se sentiria, no mínimo, honrado com o convite.
Desde a sua criação, há 65 anos, o Banco Mundial é comandado por um americano, em um acordo tácito com os europeus, que em contrapartida indicam sempre o presidente do FMI (Fundo Monetário Internacional). O atual presidente do Banco Mundial é Robert Zoellick, que deixa o cargo em 2011.
Segundo a "Exame", Obama pretende mudar o perfil do Banco Mundial, apoiando mais o desenvolvimento social. Lula --a quem o presidente americano já chamou de "O cara" e de "o político mais popular do planeta"-- se encaixaria nesse perfil devido à sua trajetória de vida e por seu governo ter diversos programas sociais, sendo o Bolsa Família o mais conhecido.
Ontem, o britânico "The Guardian" e o espanhol "El País" fizeram reportagens repercutindo a informação. Questionado pelo diário espanhol sobre a veracidade da informação, o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, disse que não comentaria rumores.
Há duas semanas, a revista americana especializada em relações exteriores "Foreign Policy" informou que Obama tinha em mente para o cargo o presidente brasileiro ou o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.
Porém, Singh foi reconduzido ao cargo de primeiro-ministro após as eleições parlamentares do seu país na semana retrasada, o que inviabilizaria a sua ida para o Banco Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário